A IGREJA CRISTÃ é a totalidade daquelas pessoas que crêem em Cristo como seu único Salvador. A igreja está presente onde é pregada a palavra de Deus e administrados os sacramentos (Batismo e Santa Ceia).

          A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (IELB), fiel a esses princípios, se reconhece como um conjunto de cristãos que confessam o nome de Cristo, conforme o ensino da Escritura Sagrada.     

           O nome “ LUTERANO” vem do Dr. Martinho Lutero, da igreja no século XVI. Ansioso por ter paz com Deus, não encontrou resposta nos ensinos da igreja de então. Aprofundou-se no estudo da Bíblia Sagrada e tornou-se Doutor em Teologia. Pela palavra bíblica de Romanos 1.17: “O justo viverá por fé”, Deus lhe concedeu a graça de ver que a salvação não é obra de homens, mas de Deus, realizada por Jesus Cristo dada de graça para que todos creiam nisso. Ao ensinar essa verdade e, por conseguinte, expondo também desvios no ensino da igreja de então, Lutero foi rejeitado pelos líderes eclesiásticos e excomungado. Ao tentar restaurar as verdades bíblicas, deu-se origem à igreja chamada LUTERANA. Somos herdeiros dessa reforma e mantemos os mesmos princípios do reformador: SOLA SCRIPTURA, SOLA GRATIA e SOLA FIDE: Somente a Escritura, Somente a Graça, Somente a Fé, para que somente Cristo seja anunciado como fonte e destino da vida feliz com Deus e com o semelhante.